quarta-feira, 21 de abril de 2010

Casamento engorda?

Segundo estudos realizados na Inglaterra e no Brasil, a resposta é SIM: casamento engorda. Além disso, pesquisa feita pela Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, com mil homens e mulheres casados concluiu que os "quilinhos a mais" aparecem depois do matrimônio. Os motivos para os casais engordarem são variados. Segundo a pesquisa, os casais, por terem um parceiro(a) fixo(a), já não se preocupam tanto com a aparência e relaxam. Outro fator que contribui para o aumento de peso é a vontade de um querer agradar ao outro com comidas saborosas no cardápio.

Dois primeiros anos: perigo?

Embora a pesquisa feita nos EUA aponte que o principal perigo está nos dois primeiros anos de casamento, o médico Amaury Mendes Jr., especialista em terapia sexual, afirma que neste período, os casais estão mais apaixonados e têm relações sexuais com mais frequência. O cérebro humano e o corpo produzem substâncias que dão a sensação de prazer, saciedade e sono. A dopamina, substância produzida pelo cérebro, dá ao casal a sensação de saciedade. É como se não sentisse fome. A octocina, produzida durante o orgasmo, contribui para dar aquela sensação de completude e de fidelidade, o que ajuda a agregar valor ao relacionamento.

Amor e saúde

Para ter uma vida a dois cheia de amor, sem perder o cuidado com a saúde, algumas dicas são úteis. São elas:

- Evitar abastecer a casa com alimentos calóricos;

- Se comer fora, escolher restaurantes saudáveis;
- Em casa, preparar pratos com menos calorias;
- Incentivando o parceiro(a) a fazer atividades físicas;
- Buscando outras formas de lazer e hobby, que não seja comer;
- Ao fazer compras, evitar ir com fome, pois o casal pode comprar coisas desnecessárias;
- Estabelecer horários para as refeições, e evitar "beliscar" alguma coisa fora do horário;

Outro elemento que contribui para a perda de peso é não deixar que a paixão entre os dois se acabe, o que reflete diretamente na saúde do casal. Um beijo de língua, por exemplo, consome 30 calorias. Uma relação sexual de 30 minutos queima aproximadamente 200 calorias, o equivalente a uma corrida de 1,5km ou uma meia hora de uma partida de tênis.

Os perigos para um período de "engorda" no casamento são grandes, porém, com cumplicidade e dedicação, é possível ter um relacionamento com muito amor e saúde. As dicas estão aí.

Mãos à obra?

Eduardo Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário